Conceitos básicos de Multimédia
Conceitos básicos Multimédia
Introdução
É na tecnologia que a Multimédia assenta – graças à tecnologia a Multimédia pode ser experimentada. A utilização diversificada de diferentes meios, entre o emissor e receptor, para a divulgação da mensagem é, de maneira simples, o que significa a Multimédia. É objectivo deste trabalho caracterizar os diferentes tipos de media existentes que podem ser combinados nos produtos multimédia; diferenciar modos de divulgação de produtos multimédia Online de Offline; estabelecer a diferença entre aplicações multimédia lineares e não-lineares; distinguir produtos multimédia baseados em páginas de baseados no tempo; compreender como é feita a representação digital da informação e como é realizada a amostragem, a quantização e a codificação num sistema digital; enumerar os recursos de hardware necessários para a construção de um sistema multimédia mencionando algumas características elementares dos seus componentes e indicar as principais funções do software de captura, de edição e de reprodução dos vários tipos de media.
1-Conceito de Multimédia
A multimédia é a difusão de informação através da combinação de um tipo de media estática e
um tipo de media dinâmica. É uma forma de comunicação através de inúmeros meios como o som, a imagem, o texto, a qual permite que a informação seja transmitida, representada, processada e apresentada de forma digital. Através desta é possível ouvir música, ver filmes, jogar, transmitir e receber informação e cada vez mais começa a ser indispensável a sua presença no dia-a-dia.
Tipos de média
Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação). Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber: Som (voz humana, música, efeitos especiais)
Fotografia (imagem estática)
Vídeo (imagens em pleno movimento)
Animação (desenho animado)
Gráficos
Textos (incluindo números, tabelas, etc.)
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CD’s (CD-ROM, MINI-CD, CD-CARD) e DVD’s, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações empresárias, catálogos de produtos, exposição de eventos e para catálogos eletrónicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tato este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.
Quanto à sua Natureza espáço-temporal
Tipo de media - Dinâmico: Os tipos de media dinâmicos incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma representação contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo for modificada, o significado do conteúdo também se altera.
Tipos:
- Áudio - CD´S de música;
- Analógico - Cassetes, Discos de Vinil;
- Digital (pode obter-se a partir de):
- Digitalização;
- Directamente;
- Vídeo (Tipos de Vídeo):
- Digital: DVD ´s;
- Analógico: VHS;
- Animação;
- Espaço Virtual.
Tipos de Media - Estáticos: Também se designam por discretos ou espaciais, na medida em que a sua apresentação envolve apenas a dimensão espacial.
Os tipos de media estáticos são, portanto, constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto ou modelos gráficos. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado.
Tipos:
- Tipografia;
- Texto;
- Hipertexto;
- Imagens;
- Gráficos;
Origem
Capturada: são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, tais como, scanners e câmaras digitais.
Sintetizadas: são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.
Modo de divulgação de conteúdo multimédia:
Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos: a divulgação online e a divulgação offline.
Divulgação online: significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW (World Wide Web).
Divulgação offline: é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Linearidade e Não-Linearidade:
Linearidade: pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.
Esta é a forma de aprendizagem mais utilizada, o professor ensina e o aluno limita-se a recolher a informação.
Ex.: Um espectador de televisão não pode alterar a sequência da apresentação, embora possa alterar certas definições como o volume e a luz, está limitado apenas a assistir ao que é transmitido.
Não-Linearidade: quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.
Ex.: “Um dos maiores desafios do software educativo multimédia é o seu potencial modo não-linear de tratar a informação que fortemente contrasta com o processo tradicional de ensinar e aprender passo a passo. “
Tipos de Produtos Multimédia
- Produtos multimédia baseados em páginas
Os produtos multimédia baseados em páginas são produzidos através de texto ou imagens, tendo uma estrutura do tipo espacial. As revistas, jornais e livros podem ser tomados como exemplo de comparação ao tipo de apresentação estrutural destes produtos. Porém, existe um nível de interação presente com os produtos multimédia através dos ícones, scripts e hiperligações. Estes facilitam o acesso à informação e tornam a página mais simples e apelativa.
- Produtos multimédia baseados no tempo
Ao contrário dos anteriores, os produtos multimédia baseados no tempo têm uma estrutura mais centrada a nível temporal. Contudo, no desenvolvimento destes, são utilizadas as técnicas aplicadas nos processos de criação dos produtos primeiramente referidos. Isto é, a organização espacial do material utilizado (texto, imagens, som) é uma tarefa necessária para a estruturação dos vídeos e animações.
- Tecnologias multimédia: tipos de sinais
Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. Também é possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazená-los em suportes, tais como CD e DVD. Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos. Existem dois tipos de sinais: digitais e analógicos.
- Analógico
Sinal analógico: Sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro analógico de ponteiros, um termómetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, um voltímetro analógico de ponteiros, são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer descodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital. Na electrónica digital, a informação foi convertida para bits, enquanto na electrónica analógica a informação é tratada sem essa conversão. Um exemplo de sinal analógico é o disco de vinil.
- Digital
Sinal Digital: Tem valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e pode assumir valores finitos.
Recursos necessários
Hardware: Periféricos de entrada e saída
entrada : basicamente enviam informação para o computador
saída : transmitem informação do computador para o utilizador
Comentários
Enviar um comentário